Menu

Resenha; Jogos Vorazes, de Suzanne Collins!

  • Editora: Rocco Jovens Leitores
  • ISBN:  9788579800245
  • Ano: 2010
  • Páginas: 400
  • Onde Comprar:  
Saraiva - Submarino
         Este livro é o primeiro de uma bem-sucedida trilogia, comercializada para mais de 20 países, A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'? 


         Jogos vorazes é o primeiro livro de uma trilogia, escrito por Suzanne Collins. O mesmo chegará nas telonas do cinema nos meados de 2012. O livro se tornou um dos meus favoritos mesmo antes de ser lançado. Quando saiu a sinopse e que a editora Rocco iria lançar ele, me deixou super ansioso para a chegada do mesmo no Brasil. Comprei o mesmo na pré-venda na ocasião e minhas expectativas não foram em vão. Nunca havia lido nada igual ou parecido com este livro, um reality show com crianças querendo se matar, eu já tinha assistido filmes parecidos, mais com os personagens adultos, isso não esta na questão do todo.

         Neste primeiro volume da série, conhecemos a carismática Katniss Everdeen a garota quente, uma garota super batalhadora, que corre os ricos da natura com o intuito de colocar comida em casa, pois o Distrito 12 onde vive é muito pobre. Esse detalhe me deixou superestimado a continuar a leitura, pois já de primeira vemos que não será fácil enfrenta-la na arena. Nessas suas caçadas na floresta, Katniss tem a ajuda de seu amigo Gale.

         O livro é constituído por três partes. Como acontece na maioria dos livros, e este não poderia deixar ser assim, a primeira parte é um pouco cansativa, sem ação, que ate deixa a gente um pouco desanimado com a leitura um pouco sem sal. Mais a autora sabe o que faz :D

         Acho muito hilário o mentor de Katnnis, o Haymitch que foi o ultimo do Distrito 12 que conseguiu sair vivo de uma das edições dos Jogos Vorazes. O cara não quer nada com a vida, só sabe se embebedar, e Ketniss precisa de suas orientações antes de entrar na arena. O outro participante do Distrito 12 que ira para a arena com Katniss é Peeta, achei ele muito sem sal na trama, mais que possui um grande papel no decorrer da historia.

       A adrenalina começa logo quando todos os tributos (assim que são chamados aqueles que participaram dos Jogos Vorazes) entram na arena. Todos os tributos possuem cada um uma personalidade, uns mais sensíveis e frágeis, outros mais medonhos e brutamontes. 

         O participante que mais chama atenção na trama é o tributo do Distrito 2, o jeito que autora expressa as características do mesmo, é que da aquele gosto de sague na historia. Não que os outros concorrentes não possuem aquele pique, mais ele é o que mais tem atenção entre os inimigos de Katniss. Amei de montão a Rue, uma das competidoras concorrentes, muito bacana, que faz nós leitores sentimos certa afinidade com a mesma.

         Esse livro é de tirar o folego com certeza, podem acreditar em mim. O cenário é bem detalhado, os personagens são bem apresentados, com suas fisionomias bem definidas.

         A desconfiança é o grande foco do livro, pois não se pode confiar em ninguém na arena. Katniss esta sozinha, e com sua vida em risco todos querem mata-la, pois agora ela é considerada a FAVORITA.

    3 comentários:

    1. Sempre tive vontade de ler este livro, depois dessa resenha então, fiquei com mais vontade ainda!! Pena que o dinheiro tá curto, senão dava um jeito de comprar hoje mesmo! =D

      ResponderExcluir
    2. Ele é perfeito.
      O que impede mesmo é o preço =D
      A Rocco devia maneirar nos preços :D

      ResponderExcluir
    3. Acho que foi o livro mais caro que comprei, quase 50, mas vale cada centavo!! Um dos meus livros preferido e gênero também.

      ResponderExcluir