Menu

Resenha: Destino, de Ally Condie.


http://primeiraspaginas.files.wordpress.com/2012/11/capa-do-livro-destino.jpg

 Escritora: Ally Condie
 Editora: Suma de Letras
 Paginas: 239
 Nota: 4/5




Destino é o primeiro livro de uma trilogia distópica, escrito por Ally Condie, publicado pela Suma de Letras.

Como viver em uma Sociedade que considerei ser um espelho de Deus. Por quê? A estória se passa num futuro onde a Sociedade planeja sua vida, eles que escolhem o que você come, onde você mora, com quem se casa, com o que se diverte e quando você morre.  Difícil né? Pois bem, conhecemos Cassia que esta prestes à completar 17 anos, isso significa que está prestes a conhecer seu Par, seu parceiro que passara o resto de sua vida ao seu lado. Só que para Cassia não será tão simples assim.  No Banquete do Par, reunião organizada para todos os adolescentes que tem 17 conheçam seus pares, que podem ser de quaisquer outras províncias (No caso seriam cidades), mais o inevitável acontece, Cassia está designada a casar com o seu melhor amigo Xander. Isso é difícil de acontecer, de seu Par ser de sua mesma província, mais até aqui tudo bem.

Depois de conhecer seu Par você recebe um microcartão com todas as informações sobre seu parceiro, Cassia não precisa é claro, pois Xander e seu amigo de infância e com eles nunca houve segredos. Mais ao colocar tal cartão no terminal, Cassia tem uma surpresa:

“Meu coração para, não acredito no que vejo. Um rosto reaparece no terminal, diante de mim.”
“Não é o rosto de Xander.”

Mais a Sociedade nunca erra. Como isso ocorreu? Seria algum defeito no microcartão? Xander e carinhoso, amigo, companheiro, e telo como Par para Cassia foi maravilhoso, mais ao aparecer o rosto de Ky na tela terminal, seu coração esta confuso, ela está confusa. Ky é um garoto misterioso, rodeado de segredos. Não é de ter contato com as pessoas, seu passado o tormenta, Ky é uma Aberação, por este motivo nunca poderá ter um Par

Não sou muito fã de livros que tem como foco o Amor, devo admitir, mais Destino é diferente. Cassia não sabe o que fazer, escolher? Se bem que essa não é bem uma opção, mais sim lutar contra suas próprias emoções e ir contra as normas da Sociedade? Xander ou Ky? O que fariam com ela se soubessem de tal sentimento por alguém que não foi designado a ser seu Par? E com a morte de seu avô próxima, pois o mesmo está prestes a completar oitenta anos, e no dia de seu aniversario ele tem que morrer.

Cada pessoa ganha três comprimidos: um verde para situações de nervosismo, um azul para nutrir e um vermelho que é o misterioso, só pode ser tomado em situações extremas. Cassia presente que existe algo ainda mais por trás destes comprimidos, um recado faro deixado pelo seu avô.
Este é um livro que tem um pouco de tudo: adolescentes apaixonados que não sabem o que querem da vida, preocupações em família, e ter coragem de opinar em uma Sociedade onde tudo já esta decidido.

Ally Condie possui uma escrita lenta, mais tudo acontece no devido tempo. Quando você pensa que a cena será repetida e não irá acontecer algo de interessante, nos enganamos, sempre a algo novo a ser descoberto. Isso tornou o livro bom e gostoso de se ler. Cassia é corajosa, tem desejo de lutar e ter sua própria opnião, fazer suas próprias escolhas a tonam diferente das outras pessoas. O sistema da Sociedade é rígido caso não respeite você e sua família podem pagar pelos seus erros, se voltar contra a Sociedade pode por em perigo aqueles que você ama. 

Eu não gosto de livros com letras pequenas, e todos os livros da Suma de Letras possuem a mesma fonte, acho que 10, pra mim acho um pouco chato, deveriam aumentar um pouquinho para uma leitura mais agradável.  

Por ser o primeiro livro ele é um pouco lento como já citei, mais acredito que o segundo devera ter mais ação. Algo muito grande esta para acontecer. Cito isso pelo final, que não vou contar é claro, mais deixa uma curiosidade imensa. Recomendo para aqueles adoram assim como eu distopias, e para aqueles que querem ler algo romântico, e agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário